quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Semana debate história política recente do Brasil

domingo, 30 de novembro de 2014
Última atualização: quinta, 30 de outubro de 2014 - 12h:10min 

A "5ª Semana de História da UFTM – 1964: 50 anos depois" será realizada de 3 a 7 de novembro de 2014. O evento pretende reunir pesquisadores e protagonistas de diversos matizes teóricos e políticos, de modo a oferecer um amplo painel sobre a história política recente do Brasil, especificamente sobre o período da ditadura militar, de 1964 a 1985.

Ao se lançar novos olhares sobre os duros “anos de chumbo”, são descortinadas novas possibilidades de compreensão e análise a respeito de uma vasta gama de temas experimentados por este Brasil pós-1964. E tal procedimento tem notórias implicações, tanto no ofício daqueles historiadores dedicados ao estudo da política do Brasil contemporâneo, quanto nas convicções e posturas de educadores e cidadãos interessados neste passado recente", afirmou a organização da Semana.

Depois do credenciamento no dia 3, a Semana começa com o Cine Cultura: "2ª Mostra Cinema e Ditadura", às 17 horas no Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas. O primeiro filme a ser exibido é "Pra frente, Brasil", de 1982, dirigido por Roberto Farias.  Às 19h30,  a conferência de abertura proferida pelo professor Milton Pinheiro, da Universidade do Estado da Bahia - Uneb. Durante a Semana,  tem continuidade a Mostra Cinema e Ditadura, sempre às 17 horas,  de terça a quinta-feira, os minicursos, pela manhã,  e simpósios temáticos, às 13h30, e mesa-redonda, às 19h30.

Na sexta-feira, 7, acontece a conferência de encerramento proferida pelo professor Marcus Dezemone, do quadro docente da UFF e e UERJ.

As inscrições para a 5ª Semana serão feitas somente na página do evento. O valor único de R$ 10,00 dá direito a três modalidades de inscrição: ouvinte, participação em minicurso e apresentação de comunicação em simpósio temático. O ouvinte e participante em minicurso pode se inscrever até dia 3 de novembro.

Para mais informação e inscrições acesse.

Fonte: Comunicação Social/UFTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário