quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Minicurso 4 - HAGIOGRAFIAS E (AUTO)BIOGRAFIAS COMO FONTES PARA A HISTÓRIA

Minicurso 4 - Sala 00 (CE/UFTM)
HAGIOGRAFIAS E (AUTO)BIOGRAFIAS COMO FONTES PARA A HISTÓRIA
Docentes: Bruno Pegorari Oliveira (Universidade Federal de Goiás/CNPq) e Heverton Rodrigues de Oliveira (Universidade Federal de Goiás/CAPES).

Ementa
O presente minicurso objetiva a apresentação e discussão de um suporte teórico introdutório referente às hagiografias, biografias e autobiografias na intenção de construir um amplo panorama para a compreensão desses gêneros, especificamente no mundo antigo e medieval.

Resumo
O propósito deste minicurso é problematizar as mudanças epistemológicas e metodológicas, no campo da história, responsáveis por um novo tratamento aplicado às biografias, autobiografias e hagiografias. A partir dos anos oitenta, do século XX, um amplo movimento historiográfico buscou incorporar em seu trabalho fontes que antes eram consideradas acessórias. A partir desta mudança que atingiu a escrita da história, biografias, autobiografias e relatos hagiográficos sofreram uma ressignificação no ofício do historiador, em especial no que dizia respeito às possibilidades de essas fontes expressarem o tempo histórico. Atualmente, tais fontes são consideradas como ponto de partida para diversas investigações. A partir delas, estão sendo desenvolvidos estudos sobre gênero, intercâmbios culturais, leitura, a organização social, a morte, a sexualidade, as expressões artísticas, etc. Nosso objetivo neste minicurso será o de problematizar a relação entre a História e áreas afins, com atenção à renovação temática, à ressignificação das fontes e à narrativa histórica.

Cronograma de Trabalho
- Aula I (04/11/2014)
Hagiografias e (auto)Biografias: problemas e pressupostos metodológicos.
- Aula II (05/11/2014)
Da Antiguidade ao Medievo: mudanças e permanências nos modelos hagiográfico e (auto)biográfico.
- Aula III (06/11/2014)
No terceiro dia objetivamos realizar uma breve atividade para a fixação da proposta apresentada, fazendo uso de fragmentos de uma fonte biográfica da Antiguidade, a Vita de Flávio Josefo e uma fonte hagiográfica da Idade Média, a Legenda Àurea.

Bibliografia
ARTIÈRES, P. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n. 21, 1998/01. Dossiê Arquivos Pessoais.
BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: FERREIRA,  M.;  AMADO, J. (Coords.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996, p. 183-191.
CERTEAU, M. A escrita da história. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau a internet. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
LEVI, G. Usos da biografia. In: FERREIRA,  M.;  AMADO, J. (Coords.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996, p. 183-191.
LORIGA, S. A biografia como problema. In: REVER, J. Jogos de escalas: a experiência da micro-análise. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998, p.225-249.
REVEL, J. A biografia como problema historiográfico. In: História e historiografia: exercícios críticos. Curitiba: Editora UFPR, 2010, p. 235-264.

Nenhum comentário:

Postar um comentário