quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Minicurso 3 - JOGOS DE APRENDIZAGEM DINÂMICA NO ENSINO DE HISTÓRIA – JADEH E O APRENDER BRINCANDO

Minicurso 3 - Sala 00 (CE/UFTM)
JOGOS DE APRENDIZAGEM DINÂMICA NO ENSINO DE HISTÓRIA – JADEH E O APRENDER BRINCANDO
Docentes: Lucas Silva Nangi dos Santos, Brunno Silva Martins, Matheus Kaneko da Silva e Sthefany Lara Costa Fonseca.

Ementa
Discutir e elaborar propostas de jogos visando melhorar a metodologia de ensino de História e ajudar na formação e atuação dos docentes por intermédio de uma prática lúdica e benéfica à formação crítica e participativa dos estudantes.

Resumo
Sendo o processo de ensino-aprendizagem pautado em aulas ditas tradicionais e rotineiras, novas metodologias educacionais se mostram como essenciais para romper paradigmas que auxiliem a construção de saberes críticos e opostos ao método “ler e decorar”, ainda muito utilizado. No ensino de História, este método rotineiro em muito prejudica as aulas, tendo em vista a dificuldade e falta de incentivo dos jovens em tentarem entender e criticar processos históricos, acomodando-se em decorar fatos e datas como se isso fosse o suficiente. Pensando nisto, torna-se enriquecedor a utilização novas abordagens que aliem o ensino ao lúdico, transformando a rotina das aulas, construindo uma face mais receptiva e ambiente mais agradável tanto ao docente quanto aos seus discentes. Desta maneira, o presente mini-curso propõe refletir e entender como aulas lúdicas fortalecem o ensino e a aprendizagem de História por intermédio de discussões teórias, narrativas de experiências e práticas que auxiliem a formação de professores historiadores neste meio, estimulando a criatividade e a inovação na elaboração de suas aulas.

Bibliografia
BARBOSA, M. L. M. D. A Ludicidade no ensino de História. Disponível em:<http://www.recantodasletras.com.br/artigos/894361>. Acesso em: 08 abr. 2011.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4ª ed. São Paulo: Editora Perspectivas, 2000.
PORTO, B. S. (org.) Ludicidade: o que é isso? Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós – Graduação em Educação; Gepel, 2002.
SANTOS, L. S. N.; SILVA, M. K.; FONSECA, S. L. C.; TEIXEIRA, W. S. A importância do Lúdico sob a representação do jogo como forma de dinamizar o processo de Ensino-Aprendizagem em História. In. ANPUH MG – XVIII Encontro Regional. Julho de 2012. Disponível em: <http://www.encontro2012.mg.anpuh.org/resources/anais/24/1340751375_ARQUIVO_ArtigoANPUH_1__1_.pdf>. Acesso em 03 out. 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário